Astrônomos encontraram sistema planetário com 4 sóis, chamado de 30 Ari, este é o segundo sistema desse tipo já encontrado. Também existem vários outros exoplanetas com 2 ou 3 sois.
30 Ari se encontra a 136 anos luz do nosso sol na constelação de Áries. Astrônomos descobriram um planeta gigante no sistema em 2009 que é cerca de 10 vezes maior que Júpiter e demora 335 dias para completar uma órbita em sua estrela. Um segundo par de estrelas fica a cerca de 1.670 unidades astronômicas (UA) de distância. (1 UA é a distância entre a Terra e o Sol - cerca de 93.000 mil milhas, ou 150 milhões de quilômetros).
Os pesquisadores utilizaram o novo sistema de óptica adaptativa "Robo-AO" no Palomar Observatoryin Califórnia para varrer o céu, examinando centenas de estrelas todas as noites para os sinais de multiplicidade. Esta pesquisa identificou uma quarta estrela em estreita proximidade com a estrela primária de 30 Ari.
A estrela recém-descoberta orbita a sua companheira uma vez a cada 80 anos, a uma distância de apenas 22 UA, mas isso não parece afetar a órbita do exoplaneta apesar dessa proximidade. Este é um resultado surpreendente que vai exigir mais observações para entender, disseram os pesquisadores.
A descoberta marca apenas a segunda vez que um planeta foi identificado em um sistema de quatro estrelas. O primeiro planeta de quatro estrelas, PH1b ou Kepler-64b, foi flagrado em 2012 por um cientista.
Além de encontrar uma quarta estrela em torno de 30 de Ari, os pesquisadores também encontraram uma terceira estrela em um sistema planetário que se pensava ter apenas dois sóis.
Fonte: space.com
0 comentários:
Postar um comentário