terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Curiosidade: É possivel criar água?



A água é o recurso essencial para a vida, existe em abundância na terra e não está "acabando" como é dito, a água que você bebe hoje é a mesma que os dinossauros bebiam 65 milhões de anos atrás. O problema atualmente é a falta de água de boa qualidade pois grande parte das bacias hidrográficas foram contaminados pelo nosso lixo.

Soluções para suprir está falta já estão sendo utilizadas, como por exemplo, a dessalinização das águas do mar. A Espanha tem hoje a maior indústria de dessalinização do mundo, e 20% da população de Barcelona bebe água do mar. No Brasil a dessalinização já é utilizada, mas por ser um processo caro poucas pessoas tem acesso a essa água.

Então porque simplesmente não criamos a água? como nós sabemos, a água é formada por duas moléculas de hidrogênio ligadas a uma molécula de oxigênio, teoricamente é só juntar essas duas moléculas para criar água e assim vamos resolver os problemas da falta de água no mundo.

Vendo deste modo parece "fácil", mas na prática esse é um projeto extremamente perigoso e inviável financeiramente. Não basta apenas misturar as moléculas de oxigênio e hidrogênio. Elas vão continuar sem reagir e o sistema continuará constituído por duas substâncias não unidas quimicamente. Para juntá-las precisamos unir as órbitas eletrônicas das moléculas e para fazer isso é necessário muita energia.

O oxigênio e o hidrogênio são extremamente inflamáveis, e para unir as tais órbitas eletrônicas precisaríamos de uma energia de ativação relativamente alta (uma fagulha por exemplo) e a explosão geraria apenas uma molécula de água.

Para se fazer uma quantidade considerável de água seria necessário um gigantesco, perigoso e inimaginável processo.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários: