domingo, 12 de julho de 2015

O derretimento das geleiras e suas consequências




Como todos nos sabemos as geleiras são grandes e espessas massas de gelo formadas pelo acumulo de neve. Elas cobrem grande parte das zonas polares, pois como la faz muito frio o gelo não derrete e se acumula, formando assim as geleiras.

Atualmente a Antártida é a maior massa congelada do mundo, com 90% do gelo da Terra são 25,4 milhões de quilômetros cúbicos, contendo 70% de toda a água doce do planeta. Seguido pela Groenlândia com a segunda maior reserva de gelo do mundo.

Nos últimos tempos tem ocorrido um grande debate sobre o derretimento das geleiras, principalmente na Antártida, e como isso pode afetar o planeta. Tem se constatado que uma das principais causas do derretimento acelerado é o aumento da temperatura global, devido principalmente a emissões de gases.

Comparação da Antártida entre 1980 e 2010:


Imagens: NASA/Goddard Scientific Visualization Studio and adapted for NASA’s Global Climate Change

Com o derretimento das geleiras o nível do mar tem aumentado rapidamente. Só no período de 1993 a 2010 a IPCC constatou um aumento maior do que 3,2 mm por ano e de acordo com a mesma até 2100 o nível do mar ira sofrer um aumento que poderá variar de 26 a 98 centímetros. Outra pesquisa feita pela UNESCO constatou um aumento ainda maior, que varia de 1,2 a 2 metros de aumento no nível do mar ainda neste século.

Abaixo comparação da costa da Lousiana entre 1932 e 2011, pode-se observar uma grande perda de território pelo avanço do mar:



A alteração no nível do mar além de causar um aumento na frequência de inundações costeiras como observado na comparação acima, pode alterar significativamente o clima pelo aumento da umidade relativa do ar causando uma intensificação nas chuvas, tempestades e podendo acarretar também na formação de tufões.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário