terça-feira, 31 de março de 2015

Os 5 animais mais inteligentes do mundo


Confira neste post os 5 animais mais inteligentes do mundo, com exceção de nós que somos muito mais inteligentes em termos de ciência e na tecnologia, mas com toda a nossa "inteligência" somos capazes de matarmos uns aos outros e destruir o ambiente onde vivemos. Confira a lista:

5. Porco



Isso mesmo, o porco que aparentemente parece menos provido de raciocínio lógico, não sei se essa associação é feita pela sua aparência pouco "esbelta", mas em fim, estudos feitos com porcos mostram que eles tem a capacidade de aprender com o que é lhes mostrado.

Em um desses estudos, cientistas colocaram porcos em frente a uma tela com um cursor que poderia ser movimentado com seus focinhos. A tela mostrava imagens geométricas simples e, ao toque do focinho do porco, a imagem mudava. Os resultados mostraram que os porcos têm a plena consciência e habilidade para não ficar olhando para uma imagem repetida. Eles sabiam quais já tinham visto e queriam ver mais, aprender mais.

É claro que este é um dos muitos métodos utilizados para medir a inteligência, mas quem tem animais de estimação sabe que todos eles são muito inteligentes e companheiros.


4. Cães



Existem muitas raças de cães e algumas tem uma maior capacidade de raciocínio, mas todas tem uma ótima capacidade de aprendizado. Podem aprender novas habilidades, comandos e também a terem responsabilidade. As raças que mais se destacam são o Border Collie(considerada a raça mais inteligente do mundo), Poodle e o Pastor Alemão.

Uma Border Collie chamada Chaser aprendeu os nomes de 1.022 brinquedos em três anos, fazendo com que ela fosse buscar o brinquedo e em seguida repetiam o nome para reforçar a associação.

Grupos de 20 brinquedos foram escolhidos aleatoriamente e colocados em uma sala separada, onde Chaser tinha que recuperá-los pelo nome. Foram realizados 838 destes testes durante três anos e ela nunca acertou menos de 18 em 20.


3. Elefante



Os elefantes são extremamente inteligentes, vivem em uma hierarquia muito complexa, até mais do que a dos chimpanzés, onde a família ocupa o lugar central.

Também fazem complexos rituais de morte e visitam túmulos de falecidos. Se adaptam muito rápido a uma situação e podem utilizar ferramentas diversas. Certa vez foi observado elefantes jogando grandes pedras em cercas elétricas para cortar a eletricidade.

Existem também os elefantes "pintores" que conseguem pintar quadros bem complexos, porem está pratica tem sido questionada pois é uma forma de explorar os elefantes que naturalmente não pintam quadros.


2. Chimpanzés



Os Chimpanzés são muito parecidos com os seres humanos em vários aspectos culturais, eles disputam poder, são altruístas e transmitem conhecimento.

Em um estudo publicado na revista Current Biology mostra que eles são capazes de lembrar com `extraordinária precisão´ a ordem de números arábicos. Em um teste de memória, animais de até cinco anos bateram um grupo de estudantes universitários.

Em um dos exercícios, chimpanzés e humanos foram apresentados brevemente a vários algarismos, de 1 a 9, dispostos em um monitor com tela sensível ao toque. Logo depois os números eram substituídos por quadrados brancos. O desafio era lembrar qual número aparecia em qual localização e tocar os quadrados na ordem correta.

Em geral os chimpanzés jovens foram mais rápidos, no confronto com os adultos. O campeão foi Ayumu, que manteve o mesmo desempenho de acertos, 80%, independentemente do tempo de exposição aos números. O acerto humano caía pela metade quando a observação aos algarismos era de décimos de segundo." (Folha de S. Paulo, 4/12/2007)

Isso mostra também que os Chimpanzés têm uma memoria extraordinária e uma incrível capacidade de aprendizado que pode ser igual ou até superior a dos humanos.


1. Golfinho


Os golfinhos são mamíferos perfeitamente adaptados a água podendo mergulhar a grandes profundidades, se alimentando de peixes e de lulas. Sua inteligência é comparada com a dos primatas, podendo ser igual ou até maior.

O cérebro dos golfinhos supera o cérebro humano em muitos aspectos. A complexidade do córtex cerebral dos golfinhos é enorme. O número de neurônios é 50% maior que o do homem. O cérebro humano adulto pesa cerca de 1450 gramas e o do golfinho cerca de 1700 gramas.

Se comunicam muito bem, manipulam objetos para realizar tarefas e possuem uma capacidade avançada de aprendizado comparada a nossa, tanto que golfinhos e humanos aprendem da mesma forma, através da imitação.

São capazes de utilizar um sofisticado sistema de ecolocalização, que é a capacidade biológica de detectar a posição e/ou distância de objetos (obstáculos no meio ambiente) ou animais através de emissão de ondas ultrassônicas, no ar ou na água.

Com base nessa capacidade natural do golfinho e de outro animais que os seres humanos desenvolveram a “ecolocalização artificial” com o advento do radar, sonar e aparelhos de ultrassonografia.

Você também pode deixar seu comentário abaixo sobre qual é o animal que você acha mais inteligente. Isso vai ajudar em muito a enriquecer esse post.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário