terça-feira, 14 de julho de 2015

Entenda as diferenças entre buraco negro e buraco de minhoca




Certamente você já ouviu falar em buracos negros e buracos de minhoca, frequentemente mencionados em filmes e series como Star Trek, mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Buraco Negro

O buraco negro é uma região do espaço com uma massa muito grande (pode ser até centenas de vezes maior que a do sol) e infinitamente compacta. Ao redor do buraco negro existe uma fronteira imaginaria chamada de horizonte de eventos, tudo que atravessa essa fronteira não retorna mais, nem mesmo a própria luz. No centro do buraco negro existe o que a ciência chama de singularidade, onde o tempo para e o espaço não existe.

Outro ponto importante sobre o buraco negro é que ele não pode ser visto, pois obviamente quando a luz chega ao buraco negro ela é sugada e portanto não se reflete, mas então como nos sabemos de sua existência? O único indicio de que os buracos negros existem é o efeito que eles geram sobre a matéria ao seu redor.

Buraco de Minhoca

Teoricamente um buraco de minhoca seria um atalho entre dois pontos do espaço-tempo, que tornaria possível a viagem no tempo entre o passado e o futuro ou ligaria duas regiões no espaço. Qualquer coisa que atravessa-se um buraco de minhoca chegaria mais rápido ao outro ponto do que a luz viajando pelo espaço.

Os cientistas ainda não sabem o que aconteceria com alguém que viajasse por um buraco de minhoca, alguns dizem que este individuo seria alterado de formas indeterminadas. Há também teorias que defendem que seria impossível atravessar um buraco de minhoca pois ele não se manteria estável por tempo suficiente para permitir a travessia.

A teoria da relatividade geral desenvolvida por Einstein considera válida a existência de buracos de minhoca, embora até então nenhum foi descoberto. É incerto ainda se o buraco de minhoca pode ser atravessado pois na maioria das possibilidades previstas pela teoria da relatividade geral exigem a existência da matéria exótica, mas ainda não se sabe muito sobre a existência deste tipo de matéria.

Resumindo o buraco negro suga tudo, até mesmo a própria luz, e não deixa nada escapar, enquanto que em um buraco de minhoca o horizonte de eventos não existe e por isso teoricamente a matéria pode entrar e sair em um outro ponto do espaço-tempo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. "atravessa-se"?? Se eu fosse o google agora diria: será que quis dizer atravessasse??? Nem português sabem escrever! Isto faz-me questionar se o resto deste artigo terá alguma fiabilidade...

    ResponderExcluir