quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sonda registra nova imagem de Plutão e revela montanhas de gelo



Foto: Cadeia de Montanhas de Gelo em Plutão. Nasa / Reprodução

A nova foto de Plutão registrada pela sonda New Horizons e divulgada nesta quarta-feira (15) pela NASA, mostra que o planeta possui montanhas de gelo.

As montanhas medem até 3.500 metros de altura e tem idade calculada de 100 milhões de anos, são consideradas jovens em um sistema solar de 4,56 bilhões de anos de idade.

"Esta é uma das superfícies mais jovens que já vimos no sistema solar", disse Jeff Moore, integrante da equipe de imagens geológicas da sonda New Horizons.

A maior parte da superfície de Plutão é coberta de metano e nitrogênio em formato de gelo, mas essas substâncias não são suficientes para sustentar montanhas. Cientistas da Nasa suspeitam que este material mais duro seja água congelada. "Nas temperaturas encontras em Plutão, a água se comporta mais como rocha", disse um dos líderes da equipe de imagem da sonda Bill McKinnon.

E ainda, de acordo com os cientistas, está área foi transformada por processos geológicos que só haviam sido vistos em luas geladas que trocavam interações gravitacionais com o planeta principal, mas em Plutão não existe nenhum outro planeta próximo a ele. "Tal descoberta pode nos levar a repensar os poderes da atividade geológica em planetas gelados", diz Moore.





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário