sexta-feira, 10 de julho de 2015

Como ocorrem os terremotos?



Imagem de Sendai no Japão após terremoto de 2011.

Os terremotos também chamados de sismos ou abalos sísmicos ocorrem principalmente pela ação natural da terra quando as placas tectônicas se movimentam, mas podem ser induzidos pela ação humana como por explosões em minas e testes nucleares.

A intensidade do tremor é medida pela escala de Richter que atribui um numero ao tremor para medir sua intensidade, a escala é logarítmica e vai até 10, por ser logarítmica um tremor que mede 5,0 graus é 10 vezes mais forte que um de 4,0 e um de 7,0 é 30 vezes mais forte que um de 6,0.

Causas

As placas tectônicas podem afastar-se, colidir ou deslizar uma sobre a outra. Com esses movimentos é gerada uma força e as rochas vão se alterando até chegarem a seu limite máximo, quando ocorre a ruptura das rochas liberando uma grande quantidade de energia em forma de ondas sísmicas e assim ocorrendo o terremoto.

Os terremotos podem ocorrer na fronteira das placas tectônicas ou dentro delas em falhas geológicas, quando o epicentro é no fundo do oceano a água se desloca e pode causar um tsunami. O ponto de ruptura é denominado hipocentro e epicentro é o ponto na superfície da terra que esta acima do hipocentro.

Curiosidade

O maior terremoto já registrado no japão alcançou 9 graus de magnitude e devastou Sendai no leste do Japão na região de Tohoku em 2011. O terremoto provocou alertas de tsunami e evacuações na linha costeira japonesa do Pacífico e em pelo menos 20 países, incluindo toda a costa do Pacífico da América do Norte e América do Sul. Provocou também ondas de tsunami de mais de 10 m de altura, que atingiram o Japão e diversos outros países. No Japão, as ondas percorreram mais de 10 km de terra.







Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário