As autoridades francesas acreditam que o copiloto de um A320 da Germanwings, que colidiu com a lateral de uma montanha francesa, derrubou o avião propositalmente, matando a si mesmo e 149 passageiros. São casos raros, mas desastrosos, o último caso parecido foi o do voo 990 da EgyptAir, que matou 217 pessoas, em 1999.
Uma opção para evitar isso seria substituir completamente os pilotos, por uma tecnologia moderna que guiasse o avião automaticamente, sem nenhum piloto. Mas os especialistas dizem que a tecnologia não está avançada o suficiente para substituir os pilotos.
"Neste momento, a tecnologia não é boa o suficiente para substituir os pilotos de todas as fases do voo", disse John Hansman, diretor do Centro do MIT para Transporte Aéreo. "Há condições em que é exigido o julgamento dos pilotos. Podemos chegar a um ponto no futuro, onde você pode fazer isso a bordo de forma autônoma ou a partir do solo. Mas para o futuro próximo, teremos pilotos. "
Hansman observou que uma decisão pessoal simples poderia ter evitado o desastre da Germanwings. Transportadoras aéreas americanas exigem um comissário de bordo para substituir um piloto que está tomando uma pausa, de modo que não haverá um momento em que apenas uma pessoa ficará sozinha no cockpit. Hansman disse que nem todas as companhias aéreas seguem esses procedimentos.
Um cenário mais provável no futuro é ter apenas um piloto a bordo do avião, com um segundo piloto em algum lugar no chão.
"Eu não acho que os pilotos vão embora, mas o seu trabalho irá variar", disse Bob Witwer, vice-presidente de tecnologia avançada da Honeywell Aerospace, empresa que inventou e desenvolveu o sistema anti-colisão. "O potencial de pilotagem para ser completada por pessoas que não estão na aeronave é certamente um potencial para o futuro."
Witwer diz que um piloto em terra poderia assumir muitas funções do copiloto no ar, até mesmo ajudando vários aviões ao mesmo tempo. Isso vai exigir uma maior conectividade de dados entre o avião e o solo, algo que várias empresas estão trabalhando para aumentar.
Fonte: Discovery News
0 comentários:
Postar um comentário