sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Será que a lendária Atlântida realmente existiu?


"Mapa da Atlântida de Athanasius Kircher, situada no meio Oceano Atlântico (Reprodução)"

A lendária ilha de Atlântida, descrita primeiramente por Platão em seus livros, ainda continua intrigando muitas pessoas quanto a sua existência.

No livro "Timeu", escrito por Platão em torno de 360 a.C., Atlântida era uma potência naval, que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e África 9000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C..

Situava-se no meio do oceano que recebeu o seu nome, o oceano Atlântico, em frente às Portas de Hércules de que nos fala a Mitologia Grega. Essas portas erguiam-se no local onde hoje está o Estreito de Gibraltar, fechando por completo o Mar Mediterrânico.

Platão também da uma explicação sobre o desaparecimento de Atlântida no seu segundo livro "Crítias", veja: “(...) Nos tempos que seguiram a esses, grandes tremores de terra deram lugar a inundações; e em um só dia, em uma só fatídica noite, a terra tragou todos os seus guerreiros, a ilha de Atlântida desapareceu entre as águas, e por essa razão hoje não se pode percorrer nem explorar esse mar, porque se opõe à sua navegação um insuperável obstáculo, uma grande quantidade de lama que a ilha depositou no momento de afundar-se no abismo (...)”.

Porem, se ela de fato existiu, a hipótese mais provável é de que tenha sido uma civilização florescida na Idade do Bronze grega (3000 a 1000 a.C) e desaparecida após um desastre natural de grandes proporções, como a erupção de um gigantesco vulcão.

Estudos feitos nas últimas décadas revelaram que houve, de fato, uma grande catástrofe no Mediterrâneo, mas ela aconteceu no século XVII a.C. Tudo começou com a erupção de um vulcão na ilha de Thera, no mar Egeu, hoje conhecida como Santorini, um dos principais pontos turísticos da Grécia. Equipes científicas multidisciplinares vêm rastreando a região em busca de evidências que comprovem a teoria. As pistas encontradas até agora mostram que os habitantes da ilha faziam parte da civilização minóica, que existiu de 3000 a 1100 a.C. e deu origem à cultura da Grécia Antiga.

Entre lendas e estudos, o mistério continua, será possível para nós encontrar vestígios da lendária ilha de Atlântida? será que Atlântida realmente existiu?

Fonte: mundoestranho
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário