As micro-ondas são utilizadas de várias formas hoje em dia, como por exemplo:
- No seu forno micro-ondas;
- Em Redes Locais sem fio, tais como Bluetooth, WIFI, WiMAX e outros usam micro-ondas na faixa de 2,4 a 5,8 GHz.
- Alguns serviços de acesso à Internet por rádio usam faixas de 2,4 a 5,8 GHz.
- TV a cabo e Internet de banda larga por cabo coaxial, bem como certas redes de telefonia celular móvel, também usam as frequências mais baixas das micro-ondas.
Para responder essa dúvida antes precisamos esclarecer algumas questões. As micro-ondas são um tipo de radiação não ionizante, ou seja não conseguem modificar os nossos átomos. Mas, está demonstrado, por exemplo, que as micro-ondas podem causar, além de queimaduras, danos ao sistema reprodutor.
Já as radiações ionizantes podem danificar células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte. São exemplos de radiação ionizante as partículas alfa, partículas beta (elétrons e pósitrons), os raios gama, raios-X e nêutrons.
Existem também estudos sobre danos causados pelas radiações dos monitores de computador CRT (Aqueles com tubo), que se não bem regulados podem emitir radiação fora do espectro luminoso, os raios-X, por isso não se deve mexer nesse tipo de monitor sem saber exatamente o que se está fazendo.
Concluímos que as micro-ondas não apresentam grandes riscos para a saúde, mas para evitar qualquer problema podemos seguir estas simples dicas:
- Evite usar o notebook por muito tempo no colo, use-o em cima de uma mesa.
- Não deixe o celular entre as pernas, por exemplo, enquanto está dirigindo, e quando for dormir não coloque o celular perto da cabeceira da cama pois pode atrapalhar o sono.
- Se possível use monitores LCD ou LED pois estes não emitem radiações nocivas para o corpo humano.
- Nunca abra a porta do micro-ondas enquanto ele está trabalhando, e quando ele terminar o processo espere alguns minutos até abrir a porta, para as micro-ondas se dissiparem.
0 comentários:
Postar um comentário