segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Rosetta está pronta para lançar o lander Philae no cometa 67P


Foto: ESA–C. Carreau/ATG medialab

A uma distância de 30 km (19 milhas) do cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko, Rosetta irá se manter estável até o dia 12 de novembro, quando ela libera o pequeno lander Philae a superfície do cometa.

Para atingir seu objetivo, desde que foi lançada em 2 de março de 2004, Rosetta recebeu algumas "estilingadas gravitacionais" da Terra e de Marte, que a ajudaram a ganhar mais velocidade. A primeira estilingada foi em 4 de março de 2005, quando a Terra arremessou a sonda em direção a Marte, que a mandou de volta ao nosso planeta em 25 de fevereiro de 2007.

Em setembro de 2008 a nave sobrevoou o asteroide 2867 Steins e no final de 2009 Rosetta passou novamente pela Terra, quando recebeu um novo impulso gravitacional que a arremessou em direção ao asteroide 21 Lutetia.

Neste momento, Rosetta se encontra a 457 milhões de km do Sol e 501 milhões de km da Terra. A distância acumulada de sua viagem já ultrapassa 6.53 bilhões de km.

No video abaixo você pode ver as manobras que Rosetta fará para lançar o lander Philae a superfície do cometa:


O pouso de Philae em Churyumov-Gerasimenko será o primeiro na história sobre um cometa. Mas um pouso bem-sucedido não é garantido, engenheiros têm colocado chances de sucesso em 70 por cento. 

Fontes: DNews / APOLO11 / rosetta blog
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário