quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Módulo Philae encontra vestígios de moléculas orgânicas na superfície do cometa 67P



O módulo Philae tem encontrado vestígios de moléculas orgânicas na superfície do cometa 67P.

O centro de controle lander em Colônia, operado pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR), dizem Philae descobriu muito sobre o cometa, apesar do pouso não ter ocorrido no local planejado.

"Estamos bem em nosso caminho para alcançar uma maior compreensão dos cometas", diz o diretor científico do projeto Ekkehard Kuhrt.

"Suas propriedades de superfície parece ser bem diferente do que se pensava anteriormente."

"Embora o poder do martelo ter sido aumentado gradualmente, não fomos capazes de ir fundo na superfície", diz o líder da equipe de pesquisa Tilman Spohn.

Apesar de seu pé imperfeito, Philae conseguiu implantar uma furadeira, mas não é claro se qualquer amostra de solo foi examinada.

No entanto, a equipe diz que o analisador de gases COSAC de Philae conseguiu analisar a atmosfera e detectar as primeiras moléculas orgânicas, logo após o desembarque.

Philae adormeceu no cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko, no sábado, depois de acabar a energia da bateria a bordo, após 60 horas de atividades na superfície.

O gerente de projetos Stephan Ulamec diz que está confiante de que Philae fará contato mais tarde "e de que seremos capazes de operar os instrumentos de novo", pois o cometa se aproxima do Sol.

Espera-se que Philae irá se comunicar com Rosetta novamente até maio de 2015, quando "talvez seja possível que as temperaturas no cometa deixem que a bateria do Philae seja recarregada."

Rosetta vai continuar em órbita do cometa para receber quaisquer sinais de Philae, se ele acordar da hibernação.


Fonte: DNews
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário